Um raio-X das potenciais novas rotas aéreas do Brasil

No total, 252 municípios possuem demanda potencial para a criação de novas rotas aéreas. Trecho que liga Rio de Janeiro a Vila Velha é o mais demandado

São Paulo –  Em uma década, o movimento dos aeroportos do Brasil cresceu 170%, de acordo com pesquisa divulgada pela Secretaria de Aviação Civil nesta quinta-feira. E, segundo o órgão, o potencial para o setor ainda é abundante no país. 

No total, 252 municípios possuem demanda potencial para a criação de novas rotas aéreas, de acordo com o levantamento. A estimativa é de que os voos que percorram esses trechos tenham, em média, metade da ocupação de cada aeronave.

Para chegar aos dados, a Secretaria de Aviação Civil entrevistou mais de 150 mil passageiros em 65 aeroportos.

O estudo mapeou a origem e o destino final de cada passageiro. Com isso, foi possível identificar as cidades brasileiras com maior potencial de fluxo de pessoas, mas que ainda não têm uma rota aérea.

No total, os passageiros de voos domésticos vem ou vão para 3.590 cidades espalhadas pelo Brasil.

A maior demanda, segundo o levantamento, é por uma rota que ligue a cidade do Rio de Janeiro (RJ) ao município de Vila Velha, no Espírito Santo.

Novas rotas
O levantamento identificou 252 municípios em todas as regiões do país com potencial para novos trechos com metade dos assentos ocupados nas aeronaves.

Em outras 172 cidades, o potencial das novas rotas seria de voos com 70% de ocupação e, em 144 destinos, a expectativa é de que os novos trechos atrairiam voos com 85% dos assentos ocupados.

As rotas com maior potencial
A rota entre o Rio de Janeiro (RJ) e Vila Velha, no Espírito Santo, é o trecho com maior potencial de demanda, segundo o levantamento. Depois, vem a rota que ligue Blumenau (SC) a São Paulo (SP) e Campo Grande (MT) ao Rio de Janeiro (RJ).

Mais influentes
No ano passado, o Aeroporto Internacional de Guarulhos, no estado de São Paulo, foi o que recebeu mais passageiros vindos de diferentes cidades do Brasil. No total, pessoas de 312 municípios chegaram ou partiram da unidade.

Na segunda posição está o Aeroporto de Congonhas, também em São Paulo, com passageiros oriundos de 205 municípios no ano passado.

Os passageiros
Em média, os passageiros que viajam pelo Brasil têm entre 31 e 45 anos e viajam a trabalho ou estudo. Veja mais informações sobre eles, segundo infográfico elaborado pela Secretaria de Aviação Civil: 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s