4 formas de mostrar a habilidade que os recrutadores buscam

Confira qual é a competência mais procurada agora e veja como demonstrá-la de diferentes formas

São Paulo – Cada vez mais, as empresas esperam que seus funcionários tenham mais habilidades além das técnicas. Segundo pesquisa da Associação Nacional de Faculdades e Empregadores, os recrutadores buscam habilidades de escrita, comunicação verbal, ética de trabalho, iniciativa, criatividade e a capacidade de trabalhar bem em equipe.

Mas há uma habilidade que os empregadores colocam acima de todas as outras: a liderança.

“Os empregadores estão focados no desenvolvimento de talentos”, diz Jodi Glickman, autor de “Great on the Job: What to Say, How to Say It. The Secrets of Getting Ahead”. “Eles estão à procura de pessoas com potencial para ser a próxima geração de líderes na organização.”

Então, na hora de conseguir um emprego, há quatro maneiras de você provar que possui essa característica:

1. Destaque experiências relevantes em sua apresentação

Se você foi presidente do seu diretório acadêmico, ou teve algum outro tipo de papel de liderança, você obviamente quer mostrar estas experiências em seu currículo (ou no seu perfil na nossa plataforma). E se você tinha uma posição secundária, você provavelmente ganhou habilidades de liderança. Se você trabalhava como tesoureiro, por exemplo, você foi responsável pela gestão do orçamento, que é uma responsabilidade enorme. Voluntariado é mais uma demonstração da liderança, projetos estudantis, supervisionar tarefas, apresentações em sala, entre outras atividades extracurriculares podem e devem ser contadas.

“Você precisa fornecer a prova através de histórias suas de liderança”, diz Hannah Morgan, coaching profissional.

2. Mostrar que você é um solucionador de problemas

Resiliência é um componente essencial para ser um grande líder, diz Glickman, acrescentando que os gerentes de contratação estão à procura de candidatos que mostrem sucesso apesar das adversidades de alguma forma.

De fato, 70% dos empregadores na pesquisa NACE disseram que procuram habilidades para resolver problemas no currículo de um candidato.

Se você superar um grande obstáculo, fale sobre isso durante o processo de entrevista. Por exemplo, se você trabalhou durante a faculdade para pagar por sua educação, você resolveu um problema.

3. Utilize conhecidos para endossar suas habilidades de liderança

Use as recomendações de gestores passados para falar de seu perfil de liderança. Mas tenha em mente que você precisa preparar suas referências, diz Morgan. Deixe seus defensores saberem com antecedência quando eles podem receber um telefonema de um empregador.

Ainda melhor: tenha cartas de recomendação e de referências para enviar com os seus currículos.

É menos uma etapa para a contratação de gerentes. Eles podem nem sempre ter tempo para chamar todas as suas referências, mas eles vão olhar facilmente para a informação na frente deles.

4. Comporte-se como um líder

“Antes de abrir a boca, os gerentes de contratação avaliam a sua personalidade, assim, ter uma presença de liderança é importante”, diz Libby Gill, coaching de liderança. “Você precisa olhar e soar como um líder.”

Assista a vídeos de líderes e observe como eles se apresentam. Sua postura, vestuário, tom e energia de voz precisam transmitir confiança, separamos alguns aqui.

Seja especialmente consciente de sua linguagem corporal; a pesquisa mostra que o uso de gestos com as mãos enquanto fala pode transmitir uma maior sensação de inteligência para os ouvintes.

E lembre-se que o contato visual, boa postura e um aperto de mão forte é crucial para passar uma grande primeira impressão.

* Este artigo foi originalmente publicado por 99jobs.com

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s