5 detalhes essenciais para um bom networking em inglês

Lígia Crispino, sócia-diretora da Companhia de Idiomas, dá dicas para fazer contatos profissionais dentro e fora do Brasil

* Escrito por Lígia Crispino, sócia-diretora da Companhia de Idiomas e da ProfCerto

Networking é o desenvolvimento e a manutenção de uma rede de contatos. Nessa rede, os profissionais trocam indicações e experiências. As conexões criam oportunidades de novos conhecimentos, negócios, empregos, clientes e parceiros. 

Construir essa rede com qualidade não é tão fácil quanto parece. Não se trata apenas de trocar cartões, apresentar-se para pessoas em eventos, participar de happy hours ou procurar pessoas quando você está between jobs (em transição de carreira) ou unemployed (desempregado). A regra é que, quanto melhor você tratar um contato, melhor será tratado por ele.

Esse relacionamento pode ser feito tanto pessoalmente, em almoços, cafés, seminários e palestras, quanto virtualmente, através de aplicativos, e-mail e redes sociais. Em um mundo plano e sem distâncias, a aproximação de pessoas com o objetivo de estabelecer contato profissional também acaba acontecendo em inglês. É o que se  chama de networking approachability.

Veja a seguir algumas dicas que podem ser úteis para quem quer ampliar sua rede dentro e fora do Brasil:

1. Ao se apresentar, esteja preparado para falar um pouco sobre você e sua empresa
É importante ter um discurso minimamente preparado, mas sem querer vender o seu peixe descaradamente. Se você não tem segurança com seu inglês, uma sugestão é escrever o que achar relevante. Depois que o texto estiver pronto, leia-o em voz alta algumas vezes para se acostumar com o vocabulário e jargões da sua área de atuação.

Resultado: você estará preparado para eventuais situações e fará com que os outros se interessem em trocar ideias com você.

2. Faça perguntas abertas
Depois que você abordou alguém ou foi abordado, faça perguntas usando os pronomes interrogativos: who, what, where, how e as variações how many, how long…

Resultado: Esse tipo de pergunta faz o diálogo fluir, pois exige respostas diferentes do “sim” e “não”. Também demonstra que você não está só disposto a falar de si próprio. Porém, tenha cuidado para a conversa não parecer um interrogatório.

3. Esteja antenado sobre o que está acontecendo no mundo
É importante ler em inglês para ter repertório nas conversas. Uma pessoa com repertório no idioma terá muito mais facilidade de manter uma conversa com uma pessoa que acabou de conhecer. Acompanhe portais como CNN, BBC, Financial Times, The New York Times, The Economist, Time e The Guardian. Evite discussões constrangedoras como “How’s the weather?”, “How’s it going?” “What’s up?” ou “How are you?”

Resultado: você terá mais facilidade de detectar o CPI – Common Point of Interest (ponto comum de interesse). Com isso, estabelecerá sinergia rapidamente e passará uma ótima imagem.

4. Vá além da comunicação verbal em inglês
É fundamental atentar-se para a linguagem não verbal, porque o corpo fala. Três cuidados básicos nesse sentido são:
– Sorrir naturalmente. Vemos muita gente carrancuda em eventos, que perde a oportunidade de conhecer pessoas interessantes.
– Não ficar de braços cruzados, ou as pessoas não se aproximarão de você.
– Não usar o celular como escudo de proteção.

Resultado: as pessoas abordarão aqueles que demonstrarem ter vontade de conhecer gente.

5. Não suponha nada
Evite frases como:
You must be new here.
Do you remember me?

Resultado: você evita possíveis constrangimentos, dependendo do tipo de suposição que fizer.

Lígia Velozo Crispino, fundadora e sócia-diretora da Companhia de Idiomas e da ProfCerto. Autora do livro de poemas “Fora da Linha”, é colunista dos portais RH.com e Vagas Profissões.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s