O que acontece com funcionário pego furtando bens da empresa

Advogado explica quais as medidas que podem ser tomadas pela empresa em caso de furto praticado por funcionário

*Resposta de Marcelo Mascaro Nascimento, sócio do escritório Mascaro Nascimento Advocacia Trabalhista e diretor do Núcleo Mascaro

São Paulo —O furto de bens da empresa por funcionário pode causar sua dispensa por justa causa em virtude de ato de improbidade. Porém a empresa não está obrigada, nesses casos, a dispensar o empregado, podendo simplesmente perdoá-lo ou aplicar uma punição de menor gravidade.

Caso ela opte pela dispensa por justa causa, algumas regras devem ser seguidas. Esse tipo de dispensa somente poderá ocorrer se não tiver sido aplicada nenhuma outra penalidade ao funcionário pelo mesmo fato. Também não pode ter ocorrido nenhuma forma de perdão pelo empregador.

Além disso, é preciso que haja imediatidade na punição. Ou seja, assim que a empresa tomar conhecimento do ato faltoso, ela deverá aplicar a justa causa. Isso não significa, porém, que é preciso existir flagrante do furto. A imediatidade da punição é em relação ao momento em que a empresa teve ciência do ato faltoso e não necessariamente do fato em si. Desse modo, mesmo que não haja flagrante, se a empresa verificar a existência do furto, é possível a justa causa.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s