O termo “presidenta” está mesmo errado gramaticalmente?

Ministra Cármen Lúcia não quer ser chamada de presidenta porque "é uma uma amante da língua portuguesa". Ela tem razão?

São Paulo – Eleita para o comando do Supremo Tribunal Federal (STF), a ministra Cármen Lúcia deixou claro que prefere ser chamada de presidente e não de presidenta. Justificou a escolha pelo termo porque  “foi uma estudante, hoje é presidente e também uma amante da língua portuguesa”.

Com isso surge novamente a dúvida polêmica: presidenta está mesmo errado gramaticalmente? “Presidenta, segundo o ‘Aurélio’, é ‘mulher que preside’, distinta de presidente, que é ‘pessoa que preside’ ou ‘o presidente da República’”, diz o professor Reinaldo Passadori, presidente e CEO do Instituto Passadori.

Ou seja, o termo presidenta pode causar estranheza, mas não está incorreto. Estranheza essa porque a regra em português estabelece que palavras com os sufixos -ente, -ante e -inte são neutras, ou seja, não têm gênero, e podem ser usadas no masculino e no feminino, o que fez com o uso de presidente para mulheres fosse  sempre o mais frequente.

“Podemos dizer que presidenta foi uma apropriação da língua como forma de enaltecer a presença feminina na política, já que estes cargos normalmente são ocupados comumente por homens”, diz Passadori.

Sendo assim, é possível optar tanto por presidente como por presidenta sem fazer desfeita para língua portuguesa.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s