Psiquiatra mostra um jeito simples de abandonar maus hábitos

Psiquiatra Judson Brewer sugere uma tática bastante útil para parar de procrastinar ou se livrar de outros hábitos indesejados

São Paulo – É inevitável. Ao longo da vida adquirimos hábitos que se incorporam em nossa rotina de forma tão enraizada que é muito difícil se imaginar sem fazê-los. Alguns são bons, outros não são nada bons.

Eu tenho o péssimo hábito de achar que posso fazer mais coisas do que sou capaz, o que acaba acarretando em uma sobrecarga de trabalho que faz com que eu me desdobre pra tentar entregar tudo que prometi e me envolvi, e, inevitavelmente, algumas dessas entregas não saem tão bacanas como deveriam.

Seja fumar, comer ou beber demais, roer unhas, ficar o tempo inteiro conectado nas redes sociais, internet e smartphones, estalar os dedos, interromper pessoas, acordar tarde ou mesmo procrastinar, sendo que este último afeta diretamente sua vida profissional.

Seja qual for, todos eles tem algum em comum: são muito difíceis de abandonar.

Refletindo sobre isso nos deparamos com a palestra do psiquiatra Judson Brewer para o TED.

Nela, ele aborda como podemos nos livrar desses vícios com uma tática até que simples e que, ainda por cima, faz dessa mania péssima algo proveitoso em sua vida.

O que ele sugere, basicamente, é prestar atenção.

“Porque é tão difícil prestar atenção? Estudos mostram que, mesmo quando realmente tentamos prestar atenção em algo, como nesta palestra, em certo momento, metade das pessoas começam a se distrair ou a ter vontade de checar seu feed do Twitter.”

Quando você sentir aquela vontade incontrolável de fumar, comer aquele doce, ou mesmo responder uma mensagem enquanto você dirige, se aproveite dessa capacidade natural de ser curioso e perceba o que está acontecendo com o seu corpo e mente naquele momento. Fazendo isso, você se dá uma nova oportunidade de seguir perpetuando com um de seus hábitos ruins ou simplesmente sair deles.

Ao fazer isso, e deixar passar, sinta o efeito da alegria tomando conta. E então siga repetindo este ritual.

Confira agora a íntegra da apresentação e depois nos conte se deu certo! (Se precisar, ative a legenda em português):

https://embed-ssl.ted.com/talks/lang/pt-br/judson_brewer_a_simple_way_to_break_a_bad_habit.html

* Este artigo foi originalmente publicado no 99jobs

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s