Serviços: maior perda desde 2011; Dólar em queda pela 2ª semana…

Serviços: maior queda em sete anos

O volume de serviços do Brasil registrou em maio a maior queda em sete anos, de 3,8% na comparação com abril, afetada pela forte contração na atividade de transportes causada pela greve dos caminhoneiros. É o pior resultado da série iniciada em janeiro de 2011. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na comparação com o mesmo período de 2017, o volume de serviços também encolheu 3,8% em maio. As perdas foram generalizadas entre os setores, mas lideradas pelos danos provocados pela greve dos caminhoneiros no final de maio. O transporte terrestre despencou 15% no mês, recuo mais intenso na série histórica, o que levou a perdas de 9,5% na atividade de transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio, também a mais forte já registrada.

Dólar em queda pela segunda semana seguida

O dólar fechou em queda de 0,86% ante o real nesta sexta-feira, a 3,8508 reais na venda, fechando a semana com leves perdas de 0,46%, a segunda seguida. O dólar futuro tinha queda de cerca de 0,90% no final da tarde. No exterior, o dólar era negociado praticamente estável frente a uma cesta de moedas e em baixa ante algumas divisas de países emergentes, como o peso mexicano.

Impacto da gratuidade

A gratuidade do pagamento da conta de luz para as famílias de baixa renda que consomem até 70 quilowatts-hora por mês pode gerar um impacto de 742 milhões de reais por ano, com aumento de 0,5% na conta de luz dos consumidores, segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A isenção foi incluída por meio de emenda na Câmara dos Deputados ao projeto de lei que viabiliza a privatização de seis distribuidoras de energia elétrica da Eletrobras na Região Norte. O projeto ainda precisa ser aprovado pelo Senado e sancionado pelo presidente Michel Temer.. A Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) já tem a tarifa social. Caso a medida seja aprovada, os gastos por ano subirão de 2,28 bilhões de reais para 3,02 bilhões de reais. Atualmente, a tarifa social de energia estabelece descontos ao consumidor de baixa renda cadastrado de 65% no consumo registrado de até 30 kWh/mês; de 40% na faixa de 31 kWh a 100 kWh/mês; e de 10% na faixa de 101 kWh a 220 kWh/mês. A isenção no pagamento, atualmente, atinge apenas índios e quilombolas.

Total + Engie

A petroleira francesa Total anunciou nesta sexta-feira (13) um acordo de 1,5 bilhão de dólares para adquirir o negócio upstream (parte da cadeia produtiva do petróleo que antecede o refino e envolve atividades como exploração) de gás natural liquefeito (GNL) da Engie, o que a tornará o segundo maior player do mundo nesse mercado, segundo a Reuters. Com o acordo, a Total faria pagamentos adicionais de até 550 milhões de dólares à Engie se houvesse uma melhora nos mercados de petróleo no próximo ano. Segundo o presidente executivo da empresa, Patrick Pouyanne, o acordo dará à empresa uma participação mundial de mercado de 10 %. O acordo permitirá que o grupo gerencie um portfólio global de cerca de 40 milhões de toneladas por ano até 2020, além de aumentar sua participação no mercado americano, com uma fatia de 16,6% no projeto Cameron de GNL, da Engie.

Ibovespa acumula ganho de 2% na semana

O principal índice acionário da bolsa brasileira, o Ibovespa, fechou em alta de 0,97%, a 76.594,35 pontos. O volume financeiro somou 9,3 bilhões de reais, novamente abaixo da média do ano, de 11,7 bilhões de reais. Em julho, o giro médio diário está em 8,3 bilhões de reais. No mês anterior, foi de 13 bilhões de reais. Na semana, o Ibovespa acumulou alta de 2,11%, contabilizando três semanas consecutivas de ganhos.

Os papéis que mais subiram foram os da Raia Drogasil (5,13%), CVC (4,37%), Multiplan (4,30%), Iguatemi (3,78%) e Localiza (3,72%). Já as ações que registraram as maiores quedas foram as da Ultrapar (-5,32%), Embraer (-4,62%), Copel (-1,89%) e Marfrig (-1,59%).

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s