Acordo de Paris “marca um novo começo”, diz governo chinês

China "continuará trabalhando com a comunidade internacional para enfrentar a mudança climática global", disse porta-voz do governo do país

Pequim – O governo chinês celebrou neste domingo a assinatura do acordo de Paris para a luta contra a mudança climática, destacando que “marca um novo começo na cooperação internacional” e “é justo na hora de separar a responsabilidade entre países desenvolvidos e em desenvolvimento”.

Em comunicado divulgado um dia depois do acordo, para cujas negociações a China foi um dos países protagonistas, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês Hong Lei ressaltou que o país aprecia os esforços de todas as partes, “especialmente da França” na hora de conseguir o histórico consenso.

Hong acrescentou que seu país “continuará trabalhando com a comunidade internacional para enfrentar a mudança climática global”.

O acordo, adotado pelos 196 governos e organizações participantes da Cúpula do Clima de Paris, fixa o objetivo de não superar em dois graus centígrados o aumento da temperatura média global em comparação com a era pré-industrial, e a ser possível não superar em nenhuma circunstância 1,5 grau de aumento.

Ele também estabelece que os países desenvolvidos investirão US$ 100 bilhões anuais a partir da entrada em vigor do acordo em 2020 na ajuda às nações em desenvolvimento para transformar suas economias e compensar seus processos de adaptação ao aquecimento global.

A China, o maior emissor de dióxido de carbono, um dos principais causadores do efeito estufa, defendeu desde o início que os países em desenvolvimento, entre os quais se inclui, têm menos responsabilidade histórica na mudança climática. 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s