Atividade industrial da China atinge mínima de 3 anos

O PMI oficial chegou a 49,6 em novembro, leitura mais baixa desde agosto de 2012

Pequim – A atividade industrial da China atingiu em novembro mínima de três anos, mostrou nesta terça-feira a Pesquisa Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) oficial, sustentando os argumentos para mais políticas expansionistas no momento em que autoridades buscam elevar o crescimento.

O PMI oficial divulgado pela Agência Nacional de Estatísticas da China chegou a 49,6 em novembro, leitura mais baixa desde agosto de 2012 e ante 49,8 no mês anterior.

O resultado ficou abaixo da expectatia em pesquisa da Reuters de 49,8 e marcou o quarto mês seguido de contração no setor.

“Com o ímpeto de crescimento fraco e as pressões deflacionárias aumentando, esperamos que as autoridades afrouxem ainda mais a política monetária e continuem a implementar uma política fiscal expansionista para impedir mais desaceleração da economia em 2016”, disseram em nota os economistas da ANZ Li-Gang Liu e Louis Lam.

Separadamente, o PMI de indústria do Caixin/Markit subiu para 48,6 em novembro, superando as expectativas do mercado de 48,3, mesmo nível registrado no mês anterior. O índice agora mostra contração há nove meses seguidos.

A pesquisa do Caixin foca mais em empresas privadas de pequeno a médio porte, enquanto a versão oficial obseva mais empresas estatais maiores.

Já o setor de serviços, que tem ajudado a compensar os efeitos da fraqueza na indústria, melhorou, com o PMI oficial subindo para 53,6 ante 53,1 em outubro.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s