Bancos gregos precisarão de capital de até 14,4 bi de euros

Os quatro principais bancos da Grécia precisarão de capital adicional de 4,4 bilhões a 14,4 bilhões de euros, diz o Banco Central Europeu

Atenas – Os quatro principais bancos da Grécia têm necessidades de capital adicional de 4,4 bilhões a 14,4 bilhões de euros, segundo os resultados dos testes de resistência divulgados neste sábado pelo Banco Central Europeu (BCE).

A instituição informou que os quatro bancos sistêmicos – Banco Nacional da Grécia, Banco do Pireu, Alpha Bank e Eurobank – têm até o dia 6 de novembro para explicar seus planos para enfrentar estas necessidades. Assim que estas informações forem passadas, poderá começar o processo de recapitalização, que deverá concluir ainda neste ano.

Caso as variáveis econômicas evoluam de forma normal (cenário base), as necessidades chegariam a 4,4 bilhões de euros, e em caso de evolução negativa (cenário adverso), somariam até 14,4 bilhões.

Os cálculos do BCE partem do princípio que o Alpha Bank precisará de 263 milhões de euros no cenário base e 2,743 bilhões no adverso. As necessidades do Eurobank, respectivamente, são de 339 milhões de euros e 2,122 bilhões, as do Banco Nacional da Grécia são de 1,576 bilhão e 4,6 bilhões, e as do Banco do Pireu são de 2,213 bilhões e 4,933 bilhões.

As quatro instituições financeiras poderão cobrir por seus próprios meios, mediante ampliações de capital e emissões de bônus conversíveis, o valor mínimo calculado pelo BCE. Já os recursos necessários para o cenário adverso serão fornecidos pelo Fundo Grego de Estabilidade Financeira (FHEF). 

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s