BC sinaliza convergência em 2017, dizem analistas

Manutenção da Selic em 14,25% ao ano e comunicado são um sinal de que o BC vai agora trabalhar para que essa convergência ocorra em 2017, dizem economistas

São Paulo – A decisão do Banco Central de manter a taxa de juros em 14,25% ao ano e o comunicado de que a inflação deve convergir para a meta no “horizonte relevante da política monetária”, segundo economistas, são um sinal de que o BC vai agora trabalhar para que essa convergência ocorra em 2017.

“O BC deve se concentrar em sinalizar as expectativas para 2017. A ata provavelmente vai trazer algo neste sentido”, disse a economista-chefe da Rosenberg Associados, Thais Zara. Segundo ela, o BC sinaliza que a Selic vai se manter no patamar atual por um “bom tempo”.

Para Italo Lombardi, economista sênior para a América Latina do banco Standard Chartered, “o choque de câmbio e inércia de inflação deste ano para o próximo foram determinantes para o BC mudar o foco de convergência”.

“Num contexto da economia com a inflação rodando perto de 10%, estava muito difícil para o BC levar o IPCA para 4,5% em 2016”, disse Lombardi. Ele estima que esse índice de preços ao consumidor deverá subir 6,2% no próximo ano.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s