Carga tributária é “menor que pensávamos”, diz Mansueto

Ele disse ainda que a carga tributária brasileira está mais próxima à média dos países ricos do que à dos latino-americanos

Brasília – O economista Mansueto Almeida, especialista em contas públicas e cotado para integrar a equipe do novo ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou nesta segunda-feira, 16, em seu blog que a carga tributária no Brasil é “menor do que pensávamos, mas ainda maior do que a média dos países da América Latina”.

Ele disse ainda que a carga tributária brasileira está mais próxima à média dos países ricos do que à dos latino-americanos.

“Bom, se a carga tributária, pelos dados do Tesouro Nacional, caiu apenas 0,7 ponto de porcentagem do PIB de 2011 a 2015, isso significa que mais de 3 pontos do PIB de piora fiscal nesse período veio do lado da despesa: aumento da despesa primária do setor público como porcentual do PIB”, disse Mansueto na publicação, que tem como base dados do Tesouro Nacional.

De acordo com Mansueto, a carga tributária brasileira está perto de 33% do PIB. “Sei que não é motivo para comemoração, mas vamos citar o dado correto”, afirmou, numa referência a dados incorretos que, segundo ele, estão sendo divulgados.

Ele lembrou ainda que, no ano passado, o IBGE fez revisão de toda a série do PIB desde 1995 e, assim, o cálculo da carga tributária (como porcentual do PIB) foi reduzido.

“A receita está em queda nos últimos dois anos e, assim, a relação arrecadação como proporção do PIB também foi reduzida”, frisou.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s