Cazaquistão enviará urânio para EUA e Canadá pela China

O acordo para o transporte da carga foi estabelecido pelo executivo-chefe da Kazatomprom e pelo diretor da Corporação Industrial de Energia Nuclear da China

Astana – O Cazaquistão exportará urânio aos Estados Unidos e Canadá por meio da China, como parte dos esforços da nação centro asiática para abrir novas rotas de fornecimento de combustível nuclear, segundo informou nesta quarta-feira a companhia Kazatomprom.

A empresa afirmou que o acordo para o transporte da carga foi estabelecido pelo executivo-chefe da Kazatomprom, Askar Zhumagaliyev, e pelo diretor da Corporação Industrial de Energia Nuclear da China (CNEIC, em sua sigla em inglês), Liu Chunsheng.

“O acordo estipula o armazenamento de bens e sua passagem pela China com destino aos portos ocidentais dos EUA e Canadá”, sublinhou a Kazatomprom por meio de um comunicado.

Zhumagaliyev faz parte da delegação governamental e de negócios que acompanha o presidente do Cazaquistão, Nursultan Nazarbayev, em sua viagem a Pequim para as celebrações de 3 de setembro pelo 70° aniversário da vitória dos Aliados sobre o Japão durante a Segunda Guerra Mundial.

A Kazatoprom afirmou que a cooperação entre China e Cazaquistão, país líder na produção de urânio, permitirá à companhia “diversificar as rotas de fornecimento de urânio para o mercado internacional”.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s