China endurece negociação com estatais endividadas

Pequim deve divulgar uma "lista negativa", com os nomes das chamadas "empresas zumbis" que não poderão trocar suas dívidas por ações

Pequim – O governo chinês está endurecendo o tom sobre empresas estatais que estão coalhadas de dívidas e têm dificuldades em se mostrar lucrativas.

Pequim deve divulgar uma “lista negativa”, com os nomes das chamadas “empresas zumbis” que não poderão trocar suas dívidas por ações, afirmou Sun Xuegong, diretor da Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma, uma entidade próxima ao órgão planejador chinês.

A última iniciativa do governo para reduzir o nível de endividamento do setor corporativo será baseada no mercado e não protegerá as empresas zumbis, afirmou o dirigente em um evento. “Não há problemas éticos no plano de troca de dívida por ações”, assegurou.

Paralelamente, Ruan Jianhong, vice-diretor do braço de estatística do Banco do Povo da China (PBoC, na sigla em inglês), afirmou que a estimativa de que a proporção entre a dívida e o Produto Interno Bruto (PIB) chinês do Banco Internacional de Compensações (IBS) está superestimada por incluir impréstimos duplicados.

O BIS estima que a relação entre dívida e PIB da China chegou a 254,8% no final de 2015, muito maior do que a de 41,5% do governo. Fonte: Dow Jones Newswires.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s