China perde apelação na OMC em disputa com UE e Japão

A China perdeu apelação na Organização Mundial do Comércio numa disputa com Japão e União Europeia sobre aço inoxidável

Genebra – A China perdeu nesta quarta-feira apelação na Organização Mundial do Comércio (OMC) numa disputa em que Japão e União Europeia reclamam contra tarifas antidumping impostas por Pequim sobre tubos de aço inoxidável de alta performance e sem costura.

A disputa é uma de uma série de reclamações em que a China e seus rivais comerciais mais ricos travam para protegerem suas empresas.

A China alegava que os fabricantes de tubos da Europa e do Japão, usados em termelétricas a carvão, vendiam produtos a preços abaixo do justo na China. O país havia decidido em 2012 impor uma tarifa antidumping para restringir essas importações.

Com isso, Japão e a União Europeia recorreram à OMC para protegerem companhias como Nippon Steel & Sumitomo Metal, Tubacex na Espanha e Salzgitter na Alemanha.

Porém, a decisão da OMC pode ter vindo muito tarde para reparar danos aos exportadores do Japão e UE porque não tem efeito retroativo. Desde que a disputa comercial surgiu, o crescimento econômico e a expansão da produção de eletricidade da China desacelerou fortemente.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s