Consumo das famílias cai 1,5% no 3º tri ante 2º tri

Bolso vazio e mãos fechadas: na comparação com o terceiro trimestre de 2014, o consumo das famílias mostrou queda de 4,5%

Rio – O consumo das famílias caiu 1,5% no terceiro trimestre em relação ao segundo trimestre deste ano. Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que anunciou nesta terça-feira, 1, os resultados das Contas Nacionais Trimestrais.

Na comparação com o terceiro trimestre de 2014, o consumo das famílias mostrou queda de 4,5%.

O consumo do governo, por sua vez, subiu 0,3% no terceiro trimestre em relação ao segundo trimestre deste ano. Já na comparação com o terceiro trimestre de 2014, o consumo do governo mostrou queda de 0,4%.

As exportações contabilizadas no Produto Interno Bruto (PIB) diminuíram 1,8% no terceiro trimestre em relação ao segundo trimestre de 2015. Na comparação com o terceiro trimestre do ano passado, as exportações mostraram alta de 1,1%.

As importações contabilizadas no PIB, por sua vez, recuaram 6,9% no terceiro trimestre em relação ao segundo trimestre deste ano. Já na comparação com o terceiro trimestre de 2014, as importações caíram 20%.

A contabilidade das exportações e importações no PIB é diferente da realizada para a elaboração da balança comercial.

No PIB, entram bens e serviços, e as variações porcentuais divulgadas dizem respeito ao volume. Já na balança comercial, entram somente bens, e o registro é feito em valores, com grande influência dos preços.

Taxa de poupança

A taxa de poupança da economia brasileira ficou em 15% no terceiro trimestre de 2014, segundo dados divulgados nesta terça pelo IBGE. Já a taxa de investimento ficou em 18,1% no período.

FBCF

A Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) caiu 4,0% no terceiro trimestre em relação ao segundo trimestre de 2015. Na comparação com o terceiro trimestre do ano passado, a FBCF mostrou queda de 15%.

Ainda segundo o IBGE, a taxa de investimento (FBCF/PIB) ficou em 18,1% no terceiro trimestre de 2015.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s