Crise bagunça o calendário de promoções

Varejo em crise: 2015 tornou-se um "black year", com grandes descontos a todo tempo

São Paulo – No varejo, a crise bagunçou o calendário de promoções, que se perpetuaram ao longo do ano e não apenas nas datas tradicionais. 2015 tornou-se, praticamente, um “black year”, com grandes descontos a todo tempo – a exemplo do que acontece na megaliquidação da última sexta-feira de novembro, a chamada “Black Friday”.

O crédito mais caro e escasso, no entanto, também ajudou a limitar as compras.

“Em momentos anteriores, quando a situação apertava, o consumidor recorria a empréstimos e financiamentos. Se fizer isso hoje, será um péssimo negócio”, comenta o economista da Confederação Nacional do Comércio (CNC), Fábio Bentes.

O economista calcula que, na média, a prestação de um empréstimo de R$ 1 mil subiu 14% nos últimos 12 meses. “O prazo encolheu e o juro subiu”, afirma.

Para o ano que vem, as expectativas continuam sombrias e o brasileiro deve perder ainda mais poder de compra. Alessandra Ribeiro, economista e sócia da consultoria Tendências, prevê que a taxa de desemprego chegue aos dois dígitos, com a renda do trabalhador encolhendo 2%, em termos reais.

“Esse cenário vai continuar deprimindo o consumo”, diz a economista. 

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s