Cuba ainda não pode fazer operações bancárias com dólar

Cuba denunciou que, apesar da suspensão das restrições, as entidades financeiras internacionais ainda temem operar com a ilha

Havana – Cuba ainda não pode realizar operações bancárias com o dólar, dois meses depois de o governo dos Estados Unidos anunciar o fim das restrições à ilha ao uso da moeda em suas transações internacionais, segundo fontes oficiais citadas pela imprensa cubana.

“Não pudemos fazer ainda nenhuma operação bancária”, afirmou um funcionário de alto nível da Chancelaria cubana citado pela página site oficial “Cubadebate”.

A autorização do uso do dólar por Cuba foi anunciada em 16 de março pela administração do presidente americano, Barack Obama, dentro de um novo pacote de medidas executivas para aliviar o impacto do embargo sobre a ilha.

Como resposta, Cuba indicou que eliminaria o encargo de 10% sobre o uso de dólar dentro da ilha, mas só quando comprovassem que já podiam realizar transações com entidades financeiras internacionais na moeda, o que ainda não aconteceu.

A informação do “Cubadebate” lembrou que a “perseguição financeira” contra bancos de terceiros países que operam com Cuba “gerou multas de mais de US$ 10 bilhões nos últimos três anos”, além de não permitir aos bancos cubanos terem contas de correspondentes nos EUA, “encarecendo e alargando inutilmente os trâmites”.

Cuba denunciou que, apesar da suspensão das restrições, as entidades financeiras internacionais ainda temem operar com a ilha pelo efeito intimidatório que as sanções tiveram durante décadas.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s