Demanda por transporte aéreo no Brasil cai 12,2%, diz Abear

Segundo a entidade, o recuo na demanda em abril foi o mais intenso desde fevereiro de 2013

São Paulo – A demanda por voos domésticos no Brasil caiu 12,2% em abril sobre um ano antes, acelerando o recuo frente ao mês anterior e completando nove quedas seguidas, afirmou nesta segunda-feira a associação de companhias aéreas, Abear.

Segundo a entidade, o recuo na demanda em abril foi o mais intenso desde fevereiro de 2013. Enquanto isso, a procura por voos internacionais seguiu em queda iniciada em março.

A oferta de voos caiu em um ritmo menos intenso em abril, recuando 10,3% sobre um ano antes, o que fez a taxa de ocupação das aeronaves cair 1,73 ponto percentual, para 79,30%.

A Abear representa as companhias aéreas Latam, Gol, Azul e Avianca.

A entidade afirmou que em abril o setor registrou 6,8 milhões de viagens domésticas, 12% abaixo do verificado um ano antes. Segundo a Abear, esse foi o mais fraco volume de passageiros para um mês de abril desde 2012.

A Latam terminou abril com participação de 36,85% no mercado doméstico ante 37,2% em março e 36,87% em abril de 2015. A Gol teve fatia de 33,88% ante 32,9% no mês anterior e 36,81% em abril do ano passado.

A companhia aérea Azul registrou participação de 17,49% ante 16,97% no ano passado e a Avianca teve fatia de 11,77 ante 9,34% na comparação anual.

A associação informou que a demanda por transporte internacional em abril teve queda de 3,6% sobre um ano antes, o segundo recuo consecutivo do tipo após período de dois anos de alta.

A oferta internacional, porém, caiu mais do que a demanda, recuando 6,8% sobre um ano antes, o que fez a taxa de ocupação dos aviões subir 2,7 pontos percentuais, para 81,41%.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s