Desvalorizar iuane é liberalização, diz ex-presidente do Fed

Ben Bernanke disse que a desvalorização da moeda da China é uma medida de liberalização econômica

Washington – O ex-presidente do Federal Reserve (Fed, banco central americano), Ben Bernanke, afirmou nesta segunda-feira que a desvalorização do iuane é uma medida de liberalização econômica.

“O que a China está fazendo é o que o pedimos que ela faça: deixar que as forças do mercado tenham um maior papel na hora de determinar o valor da moeda”, explicou Bernanke em um evento organizado pelo Brookings Institution em Washington.

Para Bernanke, a medida responde à “notável” valorização da divisa chinesa nos últimos meses ao estar ligada ao dólar, o que estava “pondo pressão sobre a economia chinesa”.

“A desvalorização é uma liberalização, ao se movimentar na direção marcada pelo mercado”, acrescentou o ex-presidente do Fed.

A China realizou na semana passada três desvalorizações seguidas do iaune, que caiu 4,6% em relação ao dólar, antes de estabilizar a moeda na sexta-feira.

Os analistas destacaram que a inesperada decisão do Banco Popular da China é um sinal da preocupação do governo do país sobre a desaceleração da economia e a necessidade de reforçar a competitividade das exportações.

Além disso, eles alertaram que a medida poderia provocar que o Fed, que prevê elevar as taxas de juros nos Estados Unidos perante a melhoria da economia americana, possa ser obrigado a atrasar a decisão para não impulsionar ainda mais a apreciação do dólar como consequência do início do ajuste monetário. 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s