Dívida da Ásia e América Latina teve o aumento mais rápido

Na China, a S&P alerta para o crescimento expressivo da dívida das empresas, um risco diante da desaceleração econômica

A dívida dos países da região Asia-Pacífico e da América Latina aumentou mais rápido desde 2009 do que a da Europa e América do Norte, afirmou nesta quinta-feira a agência de classificação de risco Standard and Poor’s (S&P).

“A progressão da dívida na Ásia-Pacífico e na América Latina foi superior ao crescimento do PIB nessas regiões entre 2009 e 2015, com um ritmo muito mais rápido que na Europa e na América do Norte”, indica a agência em um estudo sobre 27 países.

“O crescimento anual do percentual da dívida em relação ao Produto Interno Bruto (PIB) se traduz por um percentual de 3,2% na Ásia e de 3,6% na América Latina comparados com 0,2% da Europa e 0,5% da América do Norte”, constata a S&P, que estudou as dívidas das empresas, das administrações públicas e das famílias.

Na China, a S&P alerta para o crescimento expressivo da dívida das empresas. “As empresas na China e em Hong Kong contraíram empréstimos massivos, o que supõe um risco em um contexto de desaceleração econômica”, explica o analista Terry Chan, citado em comunicado.

A agência destaca que Japão, Grécia, Itália e Portugal “são os países que continuam tendo uma dívida pública significativa”. Austrália, Suíça e Holanda são os países onde a dívida das famílias é a mais alta.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s