Esta é a vida em Singapura: ser rico e ainda morar com a mãe

Todos sabem que o país asiático é caro e está se transformando em uma cidade inteligente, mas ele também traz curiosidades

Todos sabem que Singapura é um país caro que está se transformando em uma cidade inteligente.

Aqui estão listados cinco fatos menos conhecidos sobre a nação insular que está chegando ao 50º aniversário de sua independência.

Carros caros

Quem quer comprar um carro em Singapura precisa apresentar uma oferta para um número limitado de autorizações — chamadas Certificados de Titularidade –, que são leiloadas pelo governo.

Trata-se de uma ferramenta usada para controlar a poluição e o congestionamento e que pode mais do que dobrar o valor de mercado do veículo.

Consequentemente, um sedã familiar médio pode custar quase tanto quanto uma residência nos EUA.

Milagre econômico

O país passou do terceiro para o primeiro mundo em duas gerações. Singapura levou 22 anos para dobrar seu PIB per capita, cerca de metade do tempo de outras economias desenvolvidas, como a Austrália.

Seu PIB per capita foi de 71.318 dólares de Singapura (US$ 52.000) em 2014, entre os mais elevados do mundo.

A ilha também possui uma das maiores proporções de famílias milionárias, segundo o Boston Consulting Group.

Morando com os pais

Em Singapura, a maioria das residências é construída pelo governo. Mais de 80 por cento da população mora nessas acomodações, que são geralmente mais baratas do que as propriedades erguidas de forma privada.

Devido a essas dinâmicas e a uma regra que proíbe a maioria dos cidadãos solteiros de Singapura de comprar um apartamento residencial público — a menos que tenham pelo menos 35 anos de idade –, a maioria esmagadora de adultos solteiros mora com os pais.

E são grandes fãs do Airbnb.

Serviço militar obrigatório

Singapura está no seleto grupo de países desenvolvidos que mantêm serviço militar obrigatório para seus residentes e cidadãos do sexo masculino.

O Serviço Nacional dura um período de cerca de dois anos e normalmente começa aos 18 anos de idade, exceto em circunstâncias excepcionais — como o treinamento para as Olimpíadas, por exemplo.

Ministros com salários altos

O primeiro-ministro de Singapura está entre os chefes de Estado mais bem pagos do mundo.

O governo justificou esse salário e os de outros ministros afirmando que isso ajuda a atrair os melhores talentos, que de outra forma seriam perdidos para o setor privado, e que trata-se de uma forma de desencorajar a corrupção.

O país reduziu os salários dos ministros em 2012 devido à insatisfação dos eleitores com a crescente desigualdade de renda no país.

Mas eles continuam vivendo confortavelmente.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s