Europa precisa perdoar dívida da Grécia, diz FMI

FMI afirmou que os credores europeus precisam conceder à Grécia um alívio "incondicional" da dívida do país

Washington – O Fundo Monetário Internacional (FMI) afirmou nesta segunda-feira que os credores europeus precisam conceder à Grécia um alívio “incondicional” para que o fundo faça novamente parte do programa de resgate.

Os comentários, feitos na véspera da reunião dos ministros de Finanças da zona do euro, dom o tom da disputa entre governos europeus e o fundo monetário, que discordam quanto à forma em que discordam quanto os detalhes da próxima etapa do programa de resgate financeiro ao país.

Liderados pela Alemanha, parte dos europeus resiste em conceder qualquer forma de alívio financeiro à Atenas, que precisa de novos empréstimos até julho para honrar seus compromissos.

“É crítico para a credibilidade da avaliação sobre a sustentabilidade da dívida grega que ela seja baseada em compromissos ambiciosos, porém realistas”, afirmou o FMI. “Igualmente importante é a necessidade de um alívio incondicional, que deve ser concedido durante a vigência do programa.”

A entidade também quer a aprovação de um “mecanismo de alívio automático da dívida caso o programa mostre a sustentabilidade da dívida”.

O FMI contestou as estimativas sobre a Grécia, afirmando que a estimativa de crescimento de 3,5% este ano é irrealista. O fundo estima que a economia do sul da Europa vá crescer 1,5% este ano, e que seu potencial de crescimento é de 1,25% no longo prazo.

Para a entidade, isto significa que o vencimento dos empréstimos precisa ser postergado em mais de 30 anos, com uma carência e 20 anos e uma taxa de juros de 1,5% ou menor ao menos até 2040.

Mesmo assim, o peso da dívida grega ainda seria enorme, o que justifica o alívio proposto pelo FMI.

Fonte: Dow Jones Newswires.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s