Eurozona debate sobre a Grécia, que tenta convencer credores

Os ministros devem debater pela primeira vez desde o resgate financeiro inicial, de 2010, como tornar viável a colossal dívida grega, que alcança 180% do PIB

Os ministros das Finanças da Eurozona se reúnem em Bruxelas para buscar um acordo que permita liberar uma nova parcela da ajuda financeira à Grécia, depois da aprovação pelo Parlamento de Atenas de uma impopular reforma da previdência exigida pelos credores.

Com as reformas adotadas, em meio a protestos, os ministros devem debater pela primeira vez desde o resgate financeiro inicial, de 2010, como tornar viável a colossal dívida da Grécia, que alcança 180% do Produto Interno Bruto (PIB).

O debate foi uma das poucas vitórias obtidas pelo primeiro-ministro grego Alexis Tsipras após meses de negociações críticas, que resultaram no acordo sobre o terceiro resgate à Grécia, de 86 bilhões de euros, no ano passado.

O Fundo Monetário Internacional (FMI) impõe como condição para participar no resgate uma análise sobre a maneira de aliviar a dívida, algo que tem a oposição da Alemanha, embora o país deseje a participação do organismo internacional na operação de ajuda.

Tsipras e o ministro grego das Finanças, Euclides Tsakalotos, esperam que, com as impopulares reformas aprovadas, os sócios da Eurozona autorizem as novas parcelas da ajuda e preparem o caminho para o debate sobre a dívida.

O país recebeu até o momento 21,4 bilhões de euros e deve pagar 2,3 bilhões de euros ao Banco Central Europeu (BCE) em 20 de julho. Ao final da primeira revisão do programa, Atenas deveria receber ao menos € 5,4 bilhões.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s