Fed ainda vê riscos para estabilidade econômica nos EUA

No entanto, Janet Yellen afirmou que a bolsa dos grandes bancos se "fortaleceu notavelmente desde a crise"

Washington – A presidente do Federal Reserve (Fed), Janet Yellen, ressaltou a melhora da posição do setor financeiro nos Estados Unidos, mas reconheceu que “ainda existem questões substanciais sobre o cumprimento da regulação e na gestão de riscos que podem ter implicações” na estabilidade.

“As falhas no cumprimento da regulação nos últimos anos abalaram a confiança no controle e na gestão de riscos por parte das grandes entidades financeiras e poderiam ter implicações para a estabilidade financeira, dado seu tamanho, complexidade e interconexão”, explicou Yellen em um comparecimento no Congresso.

“Estas questões devem ser encaradas de maneira direta e integral”, acrescentou o responsável do Fed em sua declaração ao comitê de Serviços Financeiros da Câmara dos Representantes.

No entanto, ela afirmou que a bolsa destes grandes bancos se “fortaleceu notavelmente desde a crise”, e apontou que o capital das oito principais entidades financeiras sobrou desde a crise de 2008 e está agora em torno de US$ 500 bilhões.

O comparecimento de Yellen foi centrado na regulação do sistema financeiro nos EUA pelo Fed, parte da reforma da chamada lei Dodd/Frank, adotada após a aguda crise de 2008, que implicava a designação de um vice-presidente do banco central para coordenar esta área, figura que ainda não foi designada.

A presidente do banco central americano não se referiu em seus comentários iniciais à política monetária, apesar da incerteza sobre o possível início do ajuste e da alta das taxas de juros na próxima reunião de dezembro.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s