Brasil precisa de “coerência” para sair da crise, diz FMI

FMI: o Brasil fechará 2015 com uma contração de 3%

Washington – O Brasil precisa de “coerência” política para sair do “círculo vicioso” no qual sua economia entrou, ficando refém de “incerteza” e falta de confiança, disse nesta quarta-feira Alejandro Werner, diretor do Departamento do Hemisfério Ocidental do Fundo Monetário Internacional (FMI).

“No Brasil, a crise política e os escândalos de corrupção geraram um ‘impasse’ no qual não puderam ser processados os temas importantes de política econômica, e fez com que se atrasassem as expectativas de recuperação”, afirmou Werner em entrevista exclusiva à Agência Efe na sede da instituição financeira internacional, em Washington.

De acordo com as previsões do FMI divulgados em sua assembleia anual, em outubro, o Brasil fechará 2015 com uma contração de 3%. Em 2016, a queda será de 1%.

Para Werner, o pacote de medidas lançado pelo governo brasileiro na primeira metade do ano “tinha o potencial de gerar correções e o retorno da confiança”.

“No entanto, fatores extraeconômicos, políticos, e o escândalo de corrupção (na Petrobras) intensificaram a crise de maneira muito grande”, disse.

“Ao conter o plano econômico, elevou-se a incerteza e foi criado um círculo vicioso para uma economia mais frágil”, alimentado por “mais incertezas políticas” que deixam a maior economia latino-americana em “uma situação muito complexa”.

Nesta semana, o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, destacou em uma visita a Washington – na qual se reuniu com Werner e o secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Jack Lew – que apesar das dificuldades, a economia brasileira conta “com recursos e capacidade de resistência”. 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s