FMI concede ao Iraque empréstimo de 5,4 bilhões de dólares

O acordo foi alcançado após uma semana de discussões entre o governo israelense e o Fundo Monetário Internacional (FMI) na Jordânia, informou a mesma fonte

O Iraque chegou a um acordo com o FMI nesta quinta-feira para a obtenção de um empréstimo de 5,4 bilhões de dólares, o que poderá estimular os doadores a desbloquear ajudas financeiras para o país em crise, informou um comunicado do organismo.

O acordo foi alcançado após uma semana de discussões entre o governo israelense e o Fundo Monetário Internacional (FMI) na Jordânia, informou a mesma fonte.

“Segundo o acordo e à espera da aprovação do conselho de administração do FMI, o Iraque poderá beneficiar-se de um empréstimo do FMI de aproximadamente 5,4 bilhões de dólares”, disse o texto.

Para Christian Josz, chefe da missão do organismo no Iraque, o acordo se justifica porque “o Iraque se viu duramente afetado pelo conflito” com o grupo Estado Islâmico (EI) e “pela queda precipitada dos preços do petróleo”.

Trata-se de um “programa financeiro e econômico de três anos que permitirá compensar os gastos com os preços do petróleo muito baixos e assegurar a viabilidade da dívida”, afirmou em comunicado.

Segundo Josz, a ajuda deve chegar em junho ou julho, “uma vez que as medidas previamente decididas sejam implementadas”.

Esse anúncio poderá melhorar a capacidade creditícia do Iraque e atrair investidores.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s