Focus mostra projeções menores para inflação em 2017

A pesquisa Focus do Banco Central mostrou que a estimativa para a alta do IPCA este ano recuou 0,01 ponto para 7,20%

São Paulo – As projeções para a alta dos preços para o próximo ano diminuíram mais um pouco conforme o Banco Central segue reforçando que seu objetivo é levar a inflação medidas pelo IPCA ao centro da meta em 2017.

Pesquisa Focus do BC, que ouve semanalmente uma centena de economistas de instituições financeiras, mostrou que a estimativa para a alta do IPCA este ano recuou 0,01 ponto para 7,20 por cento.

Para 2017, as expectativas recuaram pela sexta semana seguida, a 5,14 por cento, ante 5,20 por cento na semana anterior.

Apesar da previsão mais baixa, a estimativa segue acima do centro da meta para o período, que é de 4,5 por cento, com margem de 1,5 ponto percentual.

As estimativas para a Selic ao final deste ano permaneceram em 13,50 por cento. Para o fim de 2017, a projeção foi mantida em 11 por cento.

Na ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), o BC afastou a possibilidade de corte na taxa básica de juros –em 14,25 por cento há um ano– no curto prazo.

No documento, também estimou a inflação pelo IPCA em torno de 6,75 por cento para 2016.

O Top 5 –grupo que mais acerta as projeções no Focus– manteve a projeção para a Selic ao fim do ano em 13,75 por cento e em 11,25 por cento para 2017.

Para a inflação este ano, a mediana subiu para 7,20 por cento, ante 7,16 por cento, enquanto para 2017, a estimativa ficou em 4,97 por cento.

A expectativa dos economistas para a retração do Produto Interno Bruto (PIB) este ano passou a 3,23 por cento na mais recente pesquisa Focus, ante recuo de 3,24 por cento na semana anterior. Para 2017 a projeção permaneceu em crescimento de 1,10 por cento.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s