Focus prevê Selic a 12,75% em 2017

O BC já sinalizou que não deve mexer tão cedo na taxa básica de juros diante da fragilidade econômica do país

São Paulo – A perspectiva para a taxa básica de juros em 2017 voltou a 12,75 por cento, depois de cair para 12,50 na semana anterior, segundo a pesquisa Focus do Banco Central, com a projeção para a inflação no ano que vem permanecendo no teto da meta do governo.

O levantamento semanal com uma centena de economistas divulgado nesta segunda-feira mostrou que as projeções para a Selic no final de 2016 foram mantidas em 14,25 por cento ao ano.

O BC já sinalizou que não deve mexer tão cedo na taxa básica de juros diante da fragilidade econômica do país, mas o cenário para a inflação continua em deterioração.

A projeção para a alta do IPCA este ano voltou a piorar, pela sétima vez seguida, chegando a 7,61 por cento contra 7,56 por cento anteriormente, reforçando a perspectiva de novo estouro da meta, de 4,5 por cento com tolerância de 2 pontos, depois de isso já ter acontecido em 2015.

Para o ano que vem permanece a previsão de inflação de 6 por cento, exatamente no teto da meta, que seguirá em 4,5 por cento mas com uma margem menor, de 1,5 ponto percentual para mais ou menos.

Em relação ao Produto Interno Bruto (PIB) de 2016, a mediana das projeções no Focus agora é de contração de 3,33 por cento, ante queda de 3,21 por cento na pesquisa anterior. Para 2017 a estimativa de crescimento agora é de apenas 0,59 por cento, 0,01 ponto percentual a menos.

Mais informações em instantes.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s