Governo chinês diz que reformará sistema das taxas de juros

Os mecanismos de definição e ajuste dos juros devem seguir as demandas do mercado, e o governo aumentará a supervisão

Pequim – O governo da China anunciou nesta quarta-feira que vai aprovar medidas para que as taxas de juros fiquem mais voltadas para o mercado, o que deve permitir ao setor financeiro ajudar melhor a economia real.

Os mecanismos de definição e ajuste dos juros devem seguir as demandas do mercado, e o governo aumentará a supervisão para evitar uma “irracional” taxa de juros, segundo um comunicado do Conselho de Estado (órgão Executivo) divulgado pela agência oficial “Xinhua”.

Este aumento da supervisão também deve garantir a gestão de riscos e o ‘fair play’ financeiro, segundo o governo.

As medidas, embora ainda não tenham calendário, fazem parte do programa de reformas econômicas que as autoridades chinesas anunciaram dentro ou de forma paralela ao plano quinquenal (2016-2020) que a reunião anual do Comitê Central do Partido Comunista da China impulsionou na semana passada.

Desde o final desta reunião, foram revelados diferentes elementos do plano econômico, tanto em nível macro como micro, e que incluem, entre outros aspectos, a continuação da reforma das empresas estatais.

Além disso, está previsto um aumento da concorrência em setores como telecomunicações, finanças, petróleo, eletricidade, transportes e serviços.

O 13º plano quinquenal, que será aprovado formalmente pela Assembleia Nacional Popular em março de 2016, não inclui especificamente um objetivo de crescimento econômico.

O presidente da China, Xi Jinping, afirmou ontem em comunicado que o aumento do PIB não deveria baixar de 6,5% por ano no período 2016-2020 para atingir os objetivos de eliminar a pobreza na China.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s