Governo diz que quer pagar até R$57 bi em pedaladas este ano

Na semana passada, o Congresso Nacional aprovou a alteração da meta de superávit primário do setor público consolidado deste ano

São Paulo – O ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, disse nesta quarta-feira que o governo quer fazer o pagamento de até 57 bilhões de reais das pedaladas fiscais ainda este ano.

Segundo o ministro, é possível que o Tribunal de Contas da União (TCU) abra um prazo para o pagamento do passivo após a avaliação do recurso do governo em sessão do TCU prevista para esta quarta-feira.

“Independente disso, o governo pediu autorização para pagar esse ano até 57 bilhões (de reais), que é o valor identificado pelo Ministério da Fazenda”, disse ele a jornalistas, ao participar do leilão de áreas portuárias em São Paulo.

Na semana passada, o Congresso Nacional aprovou a alteração da meta de superávit primário do setor público consolidado deste ano, permitindo déficit de até 117 bilhões de reais, valor que inclui as pedaladas fiscais no valor de 57 bilhões de reais.

A meta inicial para este ano era de superávit primário de 66,3 bilhões de dólares, equivalente a 1,1 por cento do Produto Interno Bruto (PIB). O objetivo foi abandonado diante da persistente queda da arrecadação em meio ao cenário recessivo.

O país vem enfrentando dificuldades para melhorar o resultado fiscal ao longo do ano e, em outubro, o setor público –governo central, Estados, municípios e estatais– teve o primeiro déficit primário para o mês, de 11,530 bilhões de reais. Em 12 meses, o saldo negativo é equivalente a 0,71 por cento do PIB.

O governo tem argumentado que tem como objetivo fazer economia para pagamento de juros da dívida pública em 2016, a fim de melhorar a confiança dos agentes econômicos.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s