Governo reduz encargo de operação com fundos constitucionais

Segundo o ministério da Fazenda, a medida terá impacto negativo no patrimônio líquido dos fundos de 1,8 bilhão de reais

Brasília – O Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou a redução de encargos financeiros para operações realizadas com recursos dos Fundos Constitucionais de Financiamento em 2016, tendo como objetivo estimular o crédito e a reanimar a economia .

Conforme voto publicado nesta segunda-feira, mas referente à reunião extraordinária realizada na sexta-feira, as alterações valem para as operações com recursos do Fundo Constitucional do Nordeste (FNE), do Fundo Constitucional do Norte (FNO) e do Fundo Constitucional do Centro Oeste (FCO).

Segundo o Ministério da Fazenda, a medida terá impacto negativo no patrimônio líquido dos fundos de 1,8 bilhão de reais.

Em relação ao resultado primário dos fundos, haverá redução de 267,6 milhões de reais em 2016, 312,2 milhões de reais em 2017, 219,8 milhões de reais em 2018 e 136,9 milhões de reais em 2019, acrescentou a pasta.

A nova taxa, com bônus, para investimento de empreendedores com receita bruta anual de até 90 milhões de reais, por exemplo, foi ajustada a 11,18% ao ano, contra percentual anterior de 14,12%, definido em dezembro passada.

Para capital de giro e comercialização dentro do mesmo segmento, ela caiu a 15,89% ao ano, ante 18,20% ao ano.

Indo na mesma direção, o CMN aprovou em outro voto a diminuição dos encargos financeiros para as operações realizadas com recursos do Fundo de Desenvolvimento da Amazônia (FDA), do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE) e do Fundo de Desenvolvimento do Centro Oeste (FDCO), valendo até 31 de dezembro.

De acordo com a Fazenda, a medida não acarreta custos com pagamento de equalização pelo Tesouro Nacional, sem efeitos no resultado primário.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s