IEA projeta lento ajuste no mercado de petróleo

A entidade, em seu relatório mensal, projetou saudável queda nos estoques globais de petróleo nos próximos meses

Moscou – Os mercados de petróleo começaram a apertar no segundo semestre de 2016, mas em ritmo lento já que o crescimento da demanda global tem recuado e a oferta de fora da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) tem subido, informou nesta quinta-feira a Agência Internacional de Energia (IEA, na sigla em inglês).

A entidade, em seu relatório mensal, projetou saudável queda nos estoques globais de petróleo nos próximos meses, o que ajudaria a amenizar o excedente que persiste desde 2014, na esteira do aumento da oferta da Opep e de países de fora do grupo.

O excesso de oferta ajudou as cotações do Brent a caíram de 115 dólares em junho de 2014 para 27 dólares em janeiro deste ano.

“A queda do petróleo… colocou o ‘excedente’ de volta ao noticiário, embora nossos balanços mostrem essencialmente que não haverá excesso de oferta no segundo semestre deste ano. Além disso, nosso balanço de petróleo indica robusta queda nos estoques no terceiro trimestre após prolongada série ininterrupta de altas”, informou a agência.

A IEA estimou que o crescimento da demanda global será de 1,4 milhão de barris por dia (bpd) em 2016, caindo para 1,2 milhão de bpd em 2017.

A previsão para 2017 foi corte de 100 mil bpd ante o relatório do mês passado.

A entidade projetou ainda queda na produção de países de fora da Opep de 900 mil bpd este ano, e alta no bombeamento de 300 mil bpd no ano que vem.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s