Incerteza após Brexit é prejudicial, dizem ministros

Embora o Reino Unido não faça parte da zona do euro, ele abriga seu maior centro financeiro e é um dos maiores parceiros comerciais de muitos membros do bloco

Bruxelas – Ministros das Finanças da zona do euro discutem hoje como suas economias podem ser afetadas pela decisão do Reino Unido de deixar o bloco.

Antes de entrar na reunião, eles reiteraram que incertezas prolongadas relacionadas a esse processo se traduzem me riscos financeiros e à economia.

“Ninguém deseja um longo período de incertezas, nem o Reino Unido nem a Europa”, disse o ministro austríaco das Finanças, Hans Jörg Schelling. “Incertezas não são boas para o mercado de capitais nem para a UE”.

A reunião acontece poucos dias após o Fundo Monetário Internacional (FMI) alertar que a zona do euro deve crescer a um ritmo menor nos próximos anos, consequência do Brexit.

Embora o Reino Unido não faça parte da zona do euro, ele abriga seu maior centro financeiro e é um dos maiores parceiros comerciais de muitos membros do bloco.

“Certamente a avaliação das consequências trará notícias negativas para a UE e principalmente para o Reino Unido”, disse o vice-presidente da Comissão Europeia, Valdis Dombrovskis. Já o impacto de longo prazo “dependerá do modelo de cooperação que o Reino Unido escolher.

“Quanto mais cedo nós resolvermos esse problema, melhor”, disse Jeroen Dijsselbloem, o ministro das Finanças da Holanda, que preside as reuniões do grupo.

A turbulência de mercado após o plebiscito tem criado novas preocupações no setor bancário europeu. O foco, no momento, está sobre as instituições italianas, que sofrem para lidar com cerca de 360 bilhões de euros em empréstimos ruins. Fonte: Dow Jones Newswires.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s