Japão surpreende e amplia medidas de estímulo

Na última reunião do ano, o comitê de política monetária anunciou um novo plano de compra de fundos cotados na Bolsa

O Banco do Japão (BoJ) surpreendeu ao anunciar nesta sexta-feira novas medidas destinadas a revitalizar uma economia hesitante, dois dias depois de uma decisão em sentido contrário do Federal Reserve (Fed, banco central americano).

Na última reunião do ano, o comitê de política monetária anunciou um novo plano de compra de fundos cotados na Bolsa (ETF) para “apoiar o investimento das empresas”.

Além disso, o BoJ definiu medidas para “facilitar” a aplicação da política monetária, como a ampliação dos vencimentos dos bônus do Estado (a 7-12 anos, contra os 7-10 anos atuais).

O BoJ não elevou, no entanto, o valor total de ativos comprados, que permanece em 80 trilhões de ienes por ano (quase 600 bilhões de euros).

A recuperação continua sendo modesta na terceira maior economia mundial, mesmo depois de o país ter evitado a recessão graças ao crescimento de 0,3% no terceiro trimestre, na comparação com o período anterior.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s