Ajuste deve ter mais aumento de receita, diz Levy

Ministro disse que é preciso uma "ponte" entre medidas de curto prazo e reformas estruturais e que reequilíbrio já está gerando frutos

São Paulo – O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, disse que o ajuste fiscal vai exigir mais “mecanismos de aumento de receita”.

O recado foi dado em mensagem gravada pelo ministro em Brasília e exibida no final desta tarde no EXAME Fórum, em São Paulo. Ele foi convocado para ficar na capital por causa da questão do Orçamento e cancelou a presença no evento.

Levy também lembrou que mesmo com as dificuldades no Congresso, o govenro conseguiu encaminhar algum ajuste fiscal até agora:

“Nas medidas estruturais e legislativas, a gente começou a fazer muita coisa. Na questão do seguro desemprego, das pensões, houve progressos”.

Ele também disse que os resultados positivos já começam a aparecer: “O reequilíbrio da economia já tem rendido frutos. A gente vê que parte da conta corrente e da balança comercial voltam a a se reequilibrar. Temos muitos casos de empresas que hoje aqui no Brasil são mais competitivas do que na China”.

O ministro disse que é necessária uma “ponte” entre os ajustes de curto prazo e reformas estruturais para garantir a solvência e ao mesmo tempo aumentar a capacidade produtiva da economia.

Levy diz que isso passa por “mecanismos de aumento de receita” – a grosso modo, criação ou aumento de impostos – junto com outras medidas de eficiência em resposta a um mundo que desconstrói os mecanismos de reação a crise de 2008:

“Temos que fazer um trabalho de gestão na economia. Isso é que temos dito e a presidente tem incorporado em todas as suas ações. Só assim vamos manter as conquistas dos últimos quinze anos, só assim os direitos serão preservados. (…) Temos que aumentar a eficiência do Brasil, a produtividade de modo geral – através de investimentos em infraestrutura, impostos mais simples e uma reforma na Previdência que reflita a própria demografia”.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s