Meirelles diz que autonomia do BC será proposta em PEC

O ministro confirmou que o presidente da autarquia deixará de ser ministro, mas terá prerrogativa de foro especial através de uma PEC

Brasília – O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou nesta terça-feira, 17, que a missão de Ilan Goldfajn na presidência do Banco Central será de coordenar a execução da política monetária e cambial.

O ministro confirmou que o presidente da autarquia deixará de ser ministro, mas terá prerrogativa de foro especial através de uma Proposta de Emenda à Constituição.

“Esta PEC será proposta que seja colocado na Constituição a autonomia técnica e decisória do BC”, garantiu, antes de ressaltar que “isso é muito importante porque mantém o que prevaleceu do ponto de vista prático, a autonomia de decisão”.

O substituto de Alexandre Tombini não ficou ao lado de Meirelles na entrevista porque ainda não havia chegado a Brasília.

O novo dirigente da Fazenda ressaltou que os nomes estão sendo anunciado gradualmente “na medida em que eu tenho tempo de estudar cada área e tomar as decisões com rapidez”.

“Com serenidade e profundidade, estaremos continuando, nos próximos dias, a avaliar e tomar decisões”, afirmou. Segundo Meirelles, a próxima rodada de decisões será para os dirigentes dos bancos públicos.

Para a secretaria do Tesouro Nacional, Meirelles afirmou que, “todos aqueles que não têm substitutos permanecem nos seus cargos” e reafirmou que Otávio Ladeira permanecerá no cargo.

“Nada impede que outras mudanças sejam anunciadas nos próximos dias”, frisou depois de ressaltar que “no momento, o Otávio Ladeira continua na secretaria do Tesouro assim como os demais secretários da Fazenda”.

O ministro disse ainda que isso não quer dizer serão anunciados novos nomes para cada um dos cargos.

“A decisão sobre os bancos públicos significa que cada um será anunciado, não estou dizendo que vou anunciar novos para cada um deles”, disse.

Para a secretaria da Previdência, Meirelles reforçou que Marcelo Caetano está no exterior e disse ter contato com o novo secretário “por meios eletrônicos”.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s