Paquistão e Irã devem impulsionar comércio para US$ 5 bi

Conversas revivem plano de construção de um gasoduto entre os países

Islamabad — O Paquistão e o Irã planejam aumentar os volumes de comércio entre os dois países para 5 bilhões de dólares até 2021, disse o primeiro-ministro do Paquistão, Nawaz Sharif, neste sábado.

Sharif disse em uma conferência de negócios com o presidente iraniano, Hassan Rouhani, que chegou em Islamabad na sexta-feira por dois dias de conversações focadas no aumento das importações de eletricidade do Paquistão do Irã, impulsionando as relações comerciais e revivendo planos para um gasoduto entre os dois países.

“No plano de ação estratégico de cinco anos assinado ontem nós pretendemos aumentar nosso comércio bilateral para o nível de 5 bilhões de dólares até 2021”, disse Sharif.

O comércio entre o Paquistão e o Irã caiu para 432 milhões de dólares em 2010-2011 ante 1,32 bilhão de dólares em 2008-2009, de acordo com a Autoridade para Desenvolvimento do Comércio do Paquistão, depois que potências ocidentais impuseram sanções a Teerã destinadas a travar um programa nuclear suspeito de ser destinado a desenvolver uma bomba nuclear.

A maioria das sanções foi suspensa em janeiro na retomada do compromisso do Irã em um acordo para cessar suas ambições nucleares.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s