Paraná começa colheita de soja com atenção a doenças

A colheita da safra 2015/16 do Paraná começou esta semana pela região de Pato Branco, no sudoeste do Estado

São Paulo – A colheita da safra 2015/16 do Paraná começou esta semana pela região de Pato Branco, no sudoeste do Estado, mostraram nesta terça-feira dados do Departamento de Economia Rural (Deral), num momento em que o tempo úmido coloca produtores em alerta para a incidência de doenças fúngicas.

Até 5 de janeiro haviam sido colhidos 1,56 mil hectares naquela região. Na primeira semana de janeiro de 2015, Pato Branco também deu a largada na colheita paranaense, mas com apenas 197 hectares.

Na região de Cascavel, no oeste, “algumas áreas isoladas de soja iniciam a colheita ainda esta semana”, disse o Deral em um relatório diário.

Segundo o departamento, ligado ao governo estadual, 87 por cento das lavouras de soja do Paraná –segundo principal Estado produtor de grãos do país– estão em boas condições. Onze por cento estão em condições médias e apenas 2 por cento em condições ruins.

A temporada tem sido bastante chuvosa no Estado e, apesar de as estatísticas mostrarem que a umidade não prejudicou a qualidade das lavouras, os produtores estão em alerta em relação a doenças.

“Temos notícias de aparecimento de algumas áreas com ferrugem asiática na soja”, disse o técnico Devanir Ladeira, do Deral no município de Cornélio Procópio.

Na região de Guarapuava, as lavouras de soja apresentam bom desempenho apesar do atraso de plantio e neste momento os produtores intensificam as aplicações de fungicidas visando controle preventivo da ferrugem, disse o Deral. Em novembro, o Deral estimou que o Paraná deverá colher um recorde de 18,1 milhões de toneladas de soja na safra de verão da temporada 2015/16.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s