Políticas do BNDES serão revistas, diz nova presidente

Questionada sobre críticas de excesso de juros subsidiados pelo BNDES, inclusive em alguns empréstimos internacionais

São Paulo – As políticas operacionais do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) serão revistas e analisadas, afirmou nesta quarta-feira a nova presidente da instituição financeira, Maria Silvia Bastos Marques, em entrevista após sua posse no Palácio do Planalto.

Questionada sobre críticas de excesso de juros subsidiados pelo BNDES, inclusive em alguns empréstimos internacionais, Maria Silvia afirmou que essas questões são definidas nas políticas operacionais do banco. 

“Essas políticas serão todas revistas. Vamos ter respostas para isso em breve”, afirmou a economista, ressaltando que não fará uma devassa no banco e nem que tudo será necessariamente alterado.

“Eu trabalho com controles. Estou formando uma diretoria de controladoria que vai ter o ´compliance´, gestão de risco, tudo organizado, e vamos trabalhar com fatos. 

Vamos olhar todas as políticas operacionais, todos os empréstimos”, disse. Sobre o pagamento antecipado de 100 bilhões de reais do BNDES ao Tesouro Nacional, parcela da dívida do banco de fomento com a União, Maria Silvia afirmou que o valor foi calculado em conjunto com a instituição financeira e não afetará sua capacidade de operação. 

“Os 40 bilhões (de reais) devolvidos agora foram calculados exatamente como excesso de caixa previsto para este ano comparadas as premissas de desembolso e recebimento. Os outros recursos serão devolvidos em um ou dois anos e também estão de acordo com as expectativas”, afirmou ela. 

A nova presidente do BNDES afirmou que se a economia melhorar, o banco de fomento pode captar recursos privados, o que sempre fez. 

“Em uma economia normal, essa possibilidade de restrição de recursos não existirá. E se existir, é um bom problema, sinal de que a economia cresceu, temos muita demanda e vamos correr atrás desse financiamento”, disse.

Matéria atualizada às 15h03

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s