População desocupada cresceu 42,5% em 2015 ante 2014

Ao todo, 1,710 milhão de pessoas engrossaram as filas de desemprego nas seis principais regiões metropolitanas do País, 510 mil a mais do que em 2014

Rio – O número de pessoas que procuraram emprego em 2015 mas não encontraram foi 42,5% maior do que em 2014, informou nesta quinta-feira, 28, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Ao todo, 1,710 milhão de pessoas engrossaram as filas de desemprego nas seis principais regiões metropolitanas do país, 510 mil a mais do que em 2014. Foi a maior alta da série.

Já o contingente de pessoas ocupadas encolheu 1,6% em 2015 ante o ano anterior, para 23,342 milhões de pessoas. Isso significa que 369 mil pessoas perderam o emprego na passagem do ano. Trata-se da maior queda da história na Pesquisa Mensal de Emprego (PME), com variações anuais desde 2004.

Dezembro

Apenas no mês de dezembro, o contingente de desocupados avançou 61,4% em relação a igual mês do ano anterior. Isso significa que 659 mil pessoas passaram a buscar emprego no período.

Na comparação com novembro, contudo, o indicador recuou 7,6%, com 142 mil pessoas a menos em busca de uma vaga.

Já o número de pessoas empregadas recuou 2,7% em dezembro ante igual mês de 2014, com extinção de 641 mil postos. Na comparação com novembro, no sentido contrário, houve geração de 58 mil vagas, alta de 0,3% na população ocupada, apontou o IBGE.

Em dezembro ante novembro, a população inativa, que não trabalha nem busca emprego, cresceu 1,0%, um incremento de 203 mil pessoas.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s