Por que o envelhecimento do Brasil pesa no seu bolso?

Mulheres brasileiras têm cada vez menos filhos e as consequências disso para políticas sociais e para o seu bolso são importantes

O Brasil, assim como outros países em desenvolvimento, tem passado por rápida redução da fecundidade. Ou seja, mulheres brasileiras têm cada vez menos filhos. As consequências disso para políticas sociais e para o seu bolso são importantes.

Primeiro, durante todo o século passado, a oferta de serviços oferecidos para a criançada esteve correndo atrás da demanda: mais escolas tinham de ser construídas para um número crescente de crianças. Isto não se passa mais.

A população formada por crianças em algumas regiões do país está encolhendo. No futuro, vamos ouvir falar mais sobre o fechamento de escolas.

O segundo e mais grave efeito sobre a economia brasileira: a redução da fecundidade prejudica seriamente a capacidade de financiamento da Previdência Social.

É a contribuição paga em impostos pelos trabalhadores que banca os benefícios de aposentados e pensionistas. Em uma sociedade com mais velhos e menos jovens, a responsabilidade de prover rendimento para os idosos cairá cada vez mais sobre menos ombros.

Com esse quadro, parece inescapável: idosos vão receber menos benefícios e jovens vão pagar mais impostos. Teremos de estender nossa juventude, trabalhando até idades mais avançadas.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s