Poupador perde poder aquisitivo pela 2ª vez desde o Real

De acordo com cálculos da consultoria Economática, a poupança teve valorização de 8,15% no ano passado contra 10,67% registrado pelo IPCA

São Paulo – Os poupadores tiveram em 2015 perda do poder aquisitivo pela segunda vez desde o lançamento do Plano Real, em 1994.

De acordo com cálculos da consultoria Economática, a poupança teve valorização de 8,15% no ano passado contra 10,67% registrado pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) do mesmo período. Com isso, o poupador teve perda do poder aquisitivo de 2,28%.

A última vez que isso havia acontecido foi em 2002, quando a perda de poder aquisitivo foi de 2,90%. Foram as únicas duas vezes desde a adoção do Real que a rentabilidade anual da poupança descontada a inflação foi negativa.

Além de 2002 e 2015, a poupança perdeu para a inflação em sete anos desde o início da série histórica do IPCA: 1980, 1986, 1989, 1990 e 1991.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s