Praet sugere que BCE poderá voltar a cortar juros

Em outubro, a zona do euro registrou inflação anual ao consumidor de apenas 0,1%, muito abaixo da meta do BCE

Frankfurt – As taxas de juros continuam sendo parte da “caixa de ferramentas” que o Banco Central Europeu (BCE) pode utilizar para impulsionar a inflação na zona do euro, afirmou o economista-chefe da instituição.

O comentário reforça expectativas de que o BCE poderá cortar ainda mais sua taxa de depósitos, que já está em território negativo, na reunião prevista para 3 de dezembro.

Praet reiterou que as pressões de preços continuam “contidas” no bloco formado por 19 países, com os riscos de baixa “ainda prevalecendo”.

Em outubro, a zona do euro registrou inflação anual ao consumidor de apenas 0,1%, muito abaixo da meta do BCE, que é de taxa ligeiramente inferior a 2%.

Em discurso preparado para hoje, Praet também comentou que o bloco está numa recuperação cíclica, ainda que frágil, e que a política monetária acomodatícia do BCE está sendo transferida para a economia real, embora a “transmissão das condições financeiras para a inflação esteja demorando mais do que prevíamos, devido a novas forças que exercem pressão para o outro lado, em particular na economia global”. Fonte: Dow Jones Newswires.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s