Produção de veículos no Brasil cai 27,8% no 1º trimestre

O desempenho ficou abaixo da projeção da Anfavea para o ano, de alta de 0,5% na produção, para 2,44 milhões de unidades

São Paulo – A produção brasileira de veículos despencou 27,8% no primeiro trimestre sobre o mesmo período do ano passado, com a indústria mantendo esforços para reduzir estoques enquanto o mercado interno continua em queda sobre níveis vistos no ano passado.

O setor produziu 482,3 mil carros, comerciais leves, caminhões e ônibus no primeiro trimestre.

O desempenho ficou abaixo da projeção da Anfavea para o ano, de alta de 0,5% na produção, para 2,44 milhões de unidades.

A produção só não recuou mais porque as exportações de veículos montados tiveram um salto de 24% no primeiro trimestre, para 98.877 unidades, aproveitando o cenário cambial mais favorável.

Considerando apenas março, a produção teve queda de 23,7% sobre um ano antes, nível mais baixo para o mês desde março de 2004, quando a indústria produziu 185,5 mil veículos.

A produção avançou 42,6% sobre fevereiro. Já as vendas no mercado interno tiveram baixa de 28,6% no trimestre sobre um ano antes, para 481,3 mil unidades, após 179,2 mil veículos novos licenciados em março, afirmou a Anfavea.

O volume de vendas do mês passado foi 23,6% abaixo dos emplacamentos do mesmo mês de 2015, mas avançaram 22,1% sobre fevereiro, que teve menos dias úteis que o mês passado.

A indústria encerrou março com 128.477 postos ocupados, queda de 8,8% sobre o mesmo período de 2015.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s