Relatório de emprego dos EUA dá luz verde para alta de juros

A criação de vagas fora do setor agrícola somou 211 mil no mês passado

Washington – A criação de vagas nos Estados Unidos foi sólida em novembro em uma demonstração da resiliência da economia, o que abre caminho para que o Federal Reserve, banco central do país, eleve a taxa de juros este mês pela primeira vez em quase uma década.

A criação de vagas fora do setor agrícola somou 211 mil no mês passado, informou o Departamento do Trabalho nesta sexta-feira.

Os dados de setembro e outubro foram revisados para mostrar um acréscimo de 35 mil vagas a mais do que anteriormente divulgado.

A taxa de desemprego permaneceu na mínima de 7 anos e meio de 5 por cento, mesmo com pessoas retornando à força de trabalho em um sinal de confiança no mercado de trabalho.

A taxa de desemprego está em uma faixa que muitas autoridades do Fed consideram como consistente com o pleno emprego.

O relatório de emprego foi divulgado um dia após a chair do Fed, Janet Yellen, dar um tom otimista sobre a economia quando falou a parlamentares, descrevendo como a economia atingiu os critérios estabelecidos pelo banco central para a primeira elevação da taxa de juros desde junho de 2006.

Yellen disse que a economia precisa criar pouco menos de 100 mil empregos por mês para acompanhar o crescimento da população em idade de trabalhar. A reunião de política monetária do Fed será em 15 e 16 de dezembro.

Economistas consultados pela Reuters esperavam a criação de 200 mil novas vagas no mês passado, e que a taxa de desemprego permanecesse em 5 por cento.

O segundo mês de forte criação de vagas deve aliviar temores de que a economia estaria enfraquecida, após relatórios mostrando gastos fracos do consumidor em outubro e desaceleração da indústria em novembro. A indústria contraiu em novembro pela primeira vez em três anos.

Embora o crescimento da renda tenha desacelerado em novembro, economistas dizem que isso se deveu principalmente a um reajuste depois dos fortes ganhos de outubro, devido a questões de calendário. Evidências e dados de custos relacionados ao emprego sugerem que o estreitamento das condições do mercado de trabalho está começando a colocar pressão de alta nos salários.

A renda média por hora trabalhada aumentou quatro centavos de dólar, ou 0,2 por cento, ante 0,4 por cento em outubro. Os ganhos de empregos em novembro foram generalizados, embora a indústria tenha cortado mil vagas e a mineração, 11 mil.

A indústria tem sido afetada pelo dólar forte, por esforços para reduzir os estoques e cortes de gastos por empresas de energia que reduzem a perfuração e exploração de poços em resposta à queda dos preços do petróleo.

O setor de construção teve criação de 46 mil postos de trabalho no mês passado. As vagas no varejo subiram em 30,7 mil.

Texto atualizado às 13h20

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s