Resultado do JBS; Juros nos EUA…

Segunda-feira 14

– A Companhia Siderúrgica Nacional apresenta o balanço do terceiro trimestre logo após a abertura dos mercados. Analistas esperam que a empresa tenha um resultado sólido. O aumento previsto no faturamento é de 9,2% em relação ao mesmo período do ano passado, cerca de 4,3 bilhões de reais. O lucro operacional é previsto na casa do 1 bilhão de reais, 20,7% maior do que o do mesmo período de 2015.

– A China divulga a produção industrial do mês de outubro. É esperado que o resultado 0,1 ponto percentual maior do que o anterior, registrando um crescimento de 6,2% em relação a outubro do ano passado. O dado aponta para o contínuo crescimento da indústria chinesa, o que deve favorecer a exportação de commodities, como o minério de ferro.

– O frigorífico JBS divulga também seu balanço trimestral, em meio aos tumultos dos últimos meses. No início de setembro, os controladores da empresa, os irmãos Wesley e Josley Batista, foram afastados dos cargos executivos por uma operação da Polícia Federal. O faturamento esperado é 5,4% menor do que no mesmo período do ano passado, com boas vendas no mercado norte-americano, totalizando 40,7 bilhões de reais. O lucro deve sofrer um baque: analistas estimam 430 milhões de reais, uma queda de 87,5% no comparativo com 2015.

– A incorporadora de shoppings BRMalls também está entre as empresa que divulgam os resultados. Analistas prevêem um trimestre ainda ruim para a empresa, mas em um cenário que parece ter estagnado. É esperado um faturamento de 325 milhões de reais, cerca de 7% a menos do que no mesmo período do ano passado. O lucro operacional estimado é de 237 milhões de reais, uma redução de 14%.

Terça-feira 15

– Os mercados estarão fechados no Brasil devido ao feriado de Proclamação da República.

– A Alemanha divulga o PIB do terceiro trimestre. O resultado pode dar sinais de como está o mercado na Europa e mesmo se o bloco está conseguindo crescer. O esperado é que a economia alemã cresça 0,3% no trimestre, o mesmo que cresceu nas últimas três medições. O desemprego no país é o menor desde a unificação.

– O Reino Unido divulga os dados relativos à inflação do país. Nos últimos dois anos, o Banco da Inglaterra foi capaz de manter o índice abaixo dos 2%, mas houve um aumento em setembro e é esperado que haja uma nova alta. Diante da desvalorização da libra esterlina, é esperado que os medidores de inflação alcancem 2,7% no final do ano que vem, segundo estimativas do Banco da Inglaterra.

– A companhia aérea britânica de baixo custo EasyJet divulga os números relativos ao terceiro trimestre. É o primeiro resultado publicado após o Brexit, referendo que retirou o Reino Unido da União Europeia. Depois do Brexit, a companhia emitiu um alerta, alegando que a incerteza econômica, terrorismo e medidas de controle aério teriam impacto nos números. O lucro deve ser de 489 milhões de libras esterlinas, cerca de 29% a menos do que no ano anterior.

Quarta-feira 16

– A Fundação Getúlio Vargas apresenta os dados do índice IGP-10, que mede a inflação em bens de consumo e bens de produção. O índice aponta para uma diminuição na inflação, de 0,12% em setembro, para para 0,02% em outubro.

– Nos Estados Unidos saem os resultados da capacidade e da produção industrial. É esperado um aumento de 0,1 ponto percentual em ambas os índices, mostrando que a indústria americana cresce, ainda que a passos lentos.

Quinta-feira 17

– A rede varejista Walmart, maior empresa do mundo por faturamento, divulga os balanços do terceiro trimestre. Os investidores devem ficar atentos para os resultados de vendas em mesmas da empresa, principalmente nos Estados Unidos. O Walmart é responsável por 10% de todas as vendas no varejo americano. No último trimestre, o faturamento foi de 120,9 bilhões de dólares.

– Janet Yellen, a presidente do banco central norte-americano, o Fed, faz o primeiro pronunciamento público após a eleição do republicano Donald Trump. Era esperado que o Fed aumentasse a taxa básica de juros nos Estados Unidos no meio de dezembro e fizesse aumentos graduais no ano que vem, mas a eleição de Trump pode reverter os planos. Trump pode ainda escolher um novo presidente para a cadeira de Yellen, já que seu mandato de quatro anos vence em março. Ele criticou duramente Yellen durante sua campanha.

Sexta-feira 18

– A Fundação Getúlio Vargas divulga o IGP-M, índice de inflação utilizado para balizar contratos de aluguel. O índice deve registrar um aumento, frente à medição anterior de 0,16%, para 0,25%.

– O vice-presidente do Fed, o banco central dos Estados Unidos, Stanley Fischer, fala sobre a economia global em Santiago, no Chile. É esperado que em sua fala também dê alguma indicação de o que o banco deve fazer frente à eleição de Trump.

– A Universidade de Michigan divulga os dados preliminares relativos ao sentimento do consumidor americano. É importante entender como os compradores irão se comportar frente à temporada de final de ano, tradicionalmente maior para vendas.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s