Setores sugerem recursos recordes para Funcafé em 2016

Conselho Deliberativo da Política do Café aprovou orçamento recorde para as linhas de financiamento do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira na safra 2016

São Paulo – O Conselho Deliberativo da Política do Café (CDPC) aprovou orçamento recorde para as linhas de financiamento do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé) na safra 2016, informou nesta sexta-feira o Conselho Nacional do Café (CNC), que representa cooperativas e produtores.

O colegiado, composto por representantes de todos os elos do setor privado e do governo federal, sugeriu verba de 4,632 bilhões de reais para a nova temporada, alta de 12 por cento ante o orçamento de 2015, disse o CNC em nota.

O CNC ressaltou que o orçamento do Funcafé ainda precisa ser aprovado pelo Conselho Monetário Nacional (CMN).

A entidade ligada aos produtores rurais, contudo, está confiante numa aprovação dos valores, já que não há histórico recente de mudanças significativas nos recursos. O fato de que integrantes do Ministério da Fazenda integram o CDPC seria um indicativo de a União teria recursos para honrar o orçamento proposto.

Do total sugerido, 1,752 bilhão de reais seriam destinados à linha de estocagem, alta de 16 por cento ante 2015.

O financiamento para aquisição de café (FAC) seria de 1 bilhão de reais, aumento de 33 por cento. As demais linhas tiveram seus recursos mantidos.

“O Conselho Nacional do Café entende que a conquista de um novo orçamento recorde será fundamental para os produtores brasileiros, haja vista a dificuldade que vivenciam com os atuais patamares de preço, apesar de terem sido registradas duas safras baixas consecutivas”, disse a entidade em nota.

“A ampliação na linha de estocagem… será fundamental para que os cafeicultores possam ordenar suas vendas ao longo dos 12 meses da safra e não serem pressionados a vender”, afirmou o CNC.

O conselho espera que uma resolução definindo os valores do Funcafé seja editada entre março e abril de 2016.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s