SP lidera ranking de “estados do futuro” da América do Sul

SP lidera enquanto Buenos Aires subiu 2 posições e ficou na vice-liderança, seguida pelo Rio de Janeiro, de acordo com ranking de publicação do Financial Times

São Paulo – O estado de São Paulo ficou pela segunda vez consecutiva em 1º lugar no ranking de “estados do futuro” da América do Sul.

Em 2º lugar ficou a área metropolitana de Buenos Aires, duas posições acima em relação ao ranking anterior, com destaque nos campos de investimentos de ponta e educação superior.

O ranking traz o estado do Rio de Janeiro em 3º, o do Paraná em 8º e o Rio Grande do Sul em 9º. Minas Gerais e Santa Catarina aparecem em 12º e 13º, respectivamente.

A lista é divulgada a cada 2 anos pela FDI Magazine, uma revista bimestral do grupo Financial Times (FDI é a sigla em inglês para “Foreign Direct Investment”, investimento estrangeiro direto).

133 localidades foram analisadas com base em dezenas de dados quantitativos em 5 categorias: Potencial Econômico, Capital Humano e Estilo de Vida, Infraestrutura, Ambiente de Negócios amigável e Custo-Benefício.

Destaques

A publicação chama a região de Campinas de “Vale do Silício Brasileiro” e destaca que a maior proporção de investimentos no estado foi nos setores de software e inteligência da informação, responsáveis por 17% de todos os projetos.

São Paulo teve a maior atração de projetos de pesquisa e desenvolvimento. Elas atingiram o pico em 2012, caíram 55% em 2013 e desde então foram se recuperando gradualmente. 

Nenhum outro estado sul-americano é tão amigável aos negócios e tem tantas instituições de ensino superior quanto São Paulo. Esse último item garantiu a liderança na categoria “Capital Humano e Estilo de Vida”. 

SP também lidera em “Potencial Econômico”, com o Rio de Janeiro em 2º lugar.  Buenos Aires lidera em “conectividade”, seguido pelos dois estados brasileiros.

Em termos de estratégia de atração de investimento estrangeiro, o vencedor entre 28 inscritos foi o Paraná. De acordo com a publicação, o estado colhe os resultados de um aumento de 55% em 2016 no orçamento da agência responsável pela questão.

Veja o top 15 estados do futuro da América do Sul, segundo a FDI Magazine:

  Estado País
1 São Paulo Brasil
2 Cidade Autônoma de Buenos Aires Argentina
3 Rio de Janeiro Brasil
4 Bogotá Colômbia
5 Metropoliana de Santiago Chile
6 Antofagasta Chile
7 Província de Buenos Aires Argentina
8 Paraná Brasil
9 Rio Grande do Sul Brasil
10 Lima Peru
11 Atacama Chile
12 Minas Gerais Brasil
13 Santa Catarina Brasil
14 Montevidéu Uruguai
15 Atlantico Colômbia

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s