Taxa de desemprego em SP sobe a 8,1% em outubro, diz IBGE

Houve redução no contingente de ocupados em São Paulo de todas as atividades pesquisadas. A indústria paulista demitiu 120 mil pessoas

Rio – A taxa de desemprego na região metropolitana de São Paulo cresceu de 7,3% em setembro para 8,1% em outubro, segundo os dados da Pesquisa Mensal de Emprego do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em outubro de 2014, a taxa foi de 4,4%. “Em todas as regiões, a tendência foi de crescimento da desocupação”, disse Adriana Beringuy, técnica da Coordenação de Trabalho e Rendimento do IBGE.

Em São Paulo, a população ocupada recuou 1,0% na passagem de setembro para outubro, o equivalente a 95 mil vagas a menos. Em relação a outubro de 2014, a queda foi de 4,0%, 385 mil postos de trabalho a menos.

Já a população desocupada na região subiu 10,4% em outubro ante setembro (78 mil a mais). Em relação a outubro de 2014, a alta foi de 86,2%, 383 mil pessoas a mais na fila de desemprego.

“No caso de São Paulo, a indústria teve queda de 7% (no total de ocupados em outubro ante outubro/2014). A indústria de fato contribuiu (para o aumento na taxa de desemprego), mas outras atividades tiveram um processo de queda também (na ocupação)”, diz Adriana.

Houve redução no contingente de ocupados em São Paulo de todas as atividades pesquisadas. A indústria paulista demitiu 120 mil pessoas em relação a outubro de 2014.

O setor de outros serviços dispensou outros 88 mil empregados; a construção cortou 39 mil pessoas; o comércio demitiu 13 mil; os serviços prestados a empresas eliminou 46 mil empregos; a educação, saúde e administração pública cortou 51 mil; e os serviços domésticos perderam 23 mil.

“No caso tanto de Belo Horizonte quanto de São Paulo, o elevado porcentual de pessoas procurando trabalho é porque você teve aumento muito elevado da desocupação. Pessoas que estavam ocupadas e agora estão procurando trabalho”, afirmou Adriana.

Em Belo Horizonte, a taxa de desemprego saiu de 5,9% em setembro para 6,6% em outubro.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s